terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O lúdico e a saúde.

Marco Cardoso, foto de divulgação
Cia de Rua
Só quem já ficou doente ou precisou acompanhar um familiar ou amigo ao hospital sabe o quanto é desolador e angustiante estar hospitalizado. Há várias pesquisas científicas que confirmam que cuidados médicos e atividades lúdicas podem ser grandes aliados no tratamento e recuperação de pacientes.

Algumas instituições de saúde – hospitais e clínicas – têm adotado essa prática através do voluntariado ou da contratação de serviços especializados.

A frase “rir é o melhor remédio” deveria ser traduzida como “amar é o melhor remédio”, pois quando um voluntário ou artista visita uma unidade médica no intuito de minimizar, mesmo que por alguns minutos, a dor e o estranhamento dos pacientes, especialmente crianças e idosos, levando um pouco de alento e descontração para aquele ambiente frio e desconhecido, é sem dúvida o amor ao próximo que prevalece.

Todos nós conhecemos a história de Hunter Patch Adams, por conta do bonito filme protagonizado por Robin Williams, mas a verdade é que existem muitos Patch Adams anônimos, gente que se sente recompensada com somente um sorriso em meio à dor, voluntários que através da solidariedade contribuem para uma sociedade melhor. Somam-se a eles os artistas que escolheram fazer sua arte junto ao setor da saúde dedicando seu tempo na humanização dos profissionais da área e na atenção às famílias e pacientes.

Marco Cardoso, foto de divulgação Cia de Rua
O ator Marco Cardoso que já fez parte da Clínica Itinerante de Bobologia Aplicada da Cia Radiophônica & Outras Cousas diz que “a experiência de levar arte a pessoas doentes ou hospitalizadas é mais que gratificante, porque rir quando estamos bem e com saúde não é nada se comparado ao riso e a alegria expressada por alguém que está há dias num hospital lutando contra alguma enfermidade”.


Saiba mais sobre profissionais que atuam nessa área no Brasil e no mundo acessando:

Doutores da Alegria (São Paulo, Brasil)

Bola Roja (Perú)


Patch Adams (E.U.A)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a visita e o comentário. Em breve seu comentário será publicado.

Nota:

As fotos utilizadas no blog são do arquivo pessoal do ator Marco Cardoso e amigos. Caso você conheça a autoria das fotos favor infomar-nos para que os créditos sejam mencionados no blog.

Quanto as outras imagens e fotos aqui utilizadas sem menção da autoria, por desconhecimento nosso, também será adotado o mesmo critério, ou seja, serão creditadas ou excluídas da postagem se necessário. Obrigada.