quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Profissionalizando o setor cultural.


"A cultura, sob todas as formas de arte, de amor e de pensamento, através dos séculos, capacitou o homem a ser menos escravizado."

(André Malraux / escritor fancês - 1901-1976) 


A profissionalização do setor cultural será sem dúvida um grande passo para democratização da cultura no país. Há alguns anos atrás, talvez, há algumas décadas, começa a surgir os primeiros cursos livres de elaboração de projetos culturais e captação de recursos, hoje, o mercado oferece cursos variados para interessados, especialmente em São Paulo e Rio de Janeiro onde se concentra o maior número de produções, artistas e empresas potencialmente incentivadoras das artes no país.

Ainda é incipiente o número de profissionais capacitados para atender a demanda brasileira e mais uma vez esse número se concentra no eixo São Paulo - Rio. Se antes era complicado fazer um curso para compreender um pouco mais sobre leis de incentivo, projetos culturais e captação de recursos, hoje, com a internet, a informação está aí pra todo mundo. São blogs, material de cursos e e-books disponibilizados para download, cursos gratuitos como o curso on-line oferecido pelo programa de capacitação do MinC em parceria com a FGV e outras tantas empresas e instituições que oferecem workshop, cursos livres, extensões ou especializações em Elaboração de Projetos Culturais, Captação de Recursos, Gestão Cultural, Marketing Cultural, Produção Cultural, entre elas: CELACC, Itaú Cultural, ABCG, FAAP, PUC, atendendo a necessidades e recursos variados.

O que acontece no Brasil é que nós não aprendemos a gostar de arte. A educação e a cultura são áreas separadas em nossas vidas quando deveriam andar juntas. Não fomos educados para fruição, a formação humanística é pouca ou quase nula em nossa educação, aqui se contempla o tecnicismo e são deixados de lado o artístico e o lúdico e, isso reflete diretamente em nossa sociedade e profissionais. Enquanto o gestor muitas vezes desconhece as necessidades do artista e inclusive as artes, o artista não tem o preparo técnico que a elaboração e redação de projetos, a captação de recursos e o acerto de contas de um projeto requer.

Minha dica para quem quer se aprofundar no assunto é: pesquisar. Como disse anteriormente, hoje, há muito mais recursos do que havia duas décadas atrás quando as primeiras leis de incentivo surgiram no país e, é possível encontrar muita coisa interessante e esclarecedora na internet, basta saber buscar e garimpar a informação. Para aqueles que querem de fato profissionalizar-se indico a seguir algumas possibilidades de cursos com programa, duração e preço distintos, com certeza algum deles poderá atendê-lo a contento.


Escola São Paulo (São Paulo - SP)
Senac (São Paulo - SP)
Projecta (São Paulo - SP)
Manufatura da Cultura (R. Janeiro - RJ)
Ama Consultoria (Belém do Pará – PA)
Criativa (R. Janeiro - RJ)
Instituto Vanzolini (São Paulo - SP)
Alternativa (Rio de Janeiro - RJ)
Diálogo Social (São Paulo - SP)
Solar do Rosário (Curitiba – PR)
Quixote Art (Curitiba-PR)
Zucca (R.Janeiro - RJ)
Metodista (São Paulo – SP)
Kavantan (São Paulo – SP)
CEMEC (São Paulo – SP)
UNA (B.Horizonte - MG)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a visita e o comentário. Em breve seu comentário será publicado.

Nota:

As fotos utilizadas no blog são do arquivo pessoal do ator Marco Cardoso e amigos. Caso você conheça a autoria das fotos favor infomar-nos para que os créditos sejam mencionados no blog.

Quanto as outras imagens e fotos aqui utilizadas sem menção da autoria, por desconhecimento nosso, também será adotado o mesmo critério, ou seja, serão creditadas ou excluídas da postagem se necessário. Obrigada.