quinta-feira, 5 de abril de 2012

Feliz Aniversário, envelheço na cidade!

Para uns Marco, Moica, Moca, para outros apenas Marquinho. Para os amigos o palhaço, para o público o ator, para alguns o estressado – especialmente lá em casa né –, o esquecido, o atrasado, mas seja o que seja ele sempre será o filho, o pai, o irmão, o amigo e o palhaço. Sempre!
Ele nasceu assim... desligado. Cheio de graça! Quando criança fez cada atrapalhada, chegou a entregar a marmita da irmã (euzinha) em outro endereço, alimentando, coincidentemente, outra Margarete. Noutra vez foi entregar algo do irmão Mauricio para o amigo Marcelo, mas entregou pro Marcelo errado.
Ah! Ele sempre foi durão, briguento! Mas chorava a bessa se ouvisse “Coração de luto” do Teixerinha.  
Algumas fotos do Marco Cardoso em companhia dos amigos de trabalho e da família

Mas, estas e outras histórias ficarão pra outro dia, porque hoje é dia de comemoração. Hoje o ator Marco Cardoso faz aniversário. Quantos anos? Isso é irrelevante quando se tem toda uma vida pela frente.
Eu havia pensado em fazer uma retrospectiva com fotos e trechos contados por ele sobre os momentos vividos no palco e fora dele, mas acredite, ele acabou esquecendo e não me mandou o material.
Resolvi então juntar alguns comentários de amigos e colegas de profissão e publicar no blog como um presente. Homenagem para ele que já foi Creonte, Jesus Cristo, bêbado, caipira, marujo, figurante, animador, Chalaça – o amigo do imperador - e muitos outros, que fez comédia, tragédia grega, curtas, longas, projetos educativos, dublagens, clown e muita “palhaçada” e continua muito desligado e amado também. Amado pela família, pelos amigos, pela mulherada e por seu público.
Marco, seu pai Mamede, sua mãe Albertina, seus irmãos Margarete, Mauricio, Maristela e Marcio, seus sobrinhos Guilherme, Marcelo e Laura e com certeza seu filho Cristian te amam muito e te desejam toda felicidade e sucesso do mundo.
Muitos dos seus amigos devem dizer coisas, coisinhas para você no dia de hoje e... alguns deles até enviaram comentários...   


Cia Radiophônica de Theatro & Outras Cousas
“Na Cia. Radiophônica, ele é o Marquinho".

Amigo, companheiro, engajado na luta constante, na correria de ensaios com pouco prazo, na compra de nossas brigas por mais trabalho, nossas experimentações, nas brincadeiras durante as viagens e naqueles minutos antes de entrar em cena...
Marquinho ator e palhaço, enroladinho de café, 
água gelada e banana (ele sabe do que se trata).

Beijos e feliz aniversário da turma da Radiophônica - Arthur, Bruna, Flavio, Jaqueline, Silvio e Waleska. 



"Maco" FOCO "Maco"
Quando estou dizendo algo importante e ele não ouve ou não foca no que dizemos, preocupado em nos surpreender com mais alguma intervenção sem nexo, mas totalmente engraçada, digo esta frase e não tem uma vez que ele não ri ....

É uma pessoa surpreendente, totalmente original e imprevisível, o que faz da sua cia algo imprescindível!!!!!

Adoro trabalhar com ele e pretendo estender esta parceria por  muitos mais anos e muitos trilhos!!!!

Bjos
Camila Molina (Atriz e bailarina - Cia Panto & Mima)


Thiago Cardoso
Ator Circense
Cia Panto & Mima
Meu nome é Thiago Cardoso, sou ator circence e filho do Marquinho.
Risos, calma que eu explico.
Trabalho com o Marco e com a Camila na PanTo & MiMa e em tudo mais que aparecer.

No final dos espetáculo, quando nos apresentamos, o pessoal pensa que somos irmãos por causa do sobrenome e como o Marquinho odeia ser chamado de velho logo surgiu a brincadeira de que não era meu irmão mais sim meu pai. Acontece que a brincadeira pegou.

Logo o respeito, admiração e amor que eu sentia por ele foram sintetizados num só palavra: Pai. Hoje tenho a sorte e o prazer de ouvir ele me chamar de filho.
Engraçado que com o tempo uma galera começou a comentar que somos parecidos mesmo, não só no jeito de interpretar (o que é muito orgulho para o meu trabalho), mas também  nas brincadeiras, caretas quando se erra a cena (ele faz muito isso) e coisa e tal.

A melhor palavra para definir o Marco na minha vida é Pai, pois pra mim ele é espelho e exemplo de como fazer teatro, é vilão quando briga comigo como se fosse meu irmão mais velho e Herói quando me faz acreditar no meu talento e nos meus sonhos e ainda amigo quando me abre os olhos pras coisas desse mundo.

Eu amo esse cara.

Marco acredite “os amores são contingentes, mas família e os amigos, esses são essenciais”.

Então... feliz aniversário!


(por Meg Mamede)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a visita e o comentário. Em breve seu comentário será publicado.

Nota:

As fotos utilizadas no blog são do arquivo pessoal do ator Marco Cardoso e amigos. Caso você conheça a autoria das fotos favor infomar-nos para que os créditos sejam mencionados no blog.

Quanto as outras imagens e fotos aqui utilizadas sem menção da autoria, por desconhecimento nosso, também será adotado o mesmo critério, ou seja, serão creditadas ou excluídas da postagem se necessário. Obrigada.