sexta-feira, 20 de abril de 2012

Lendas Urbanas: A Loira do Banheiro.

Silvio de Souza e Marco Cardoso
(Lendas Urbanas: A loira do banheiro)
Histórias de tradição oral, as lendas ou mitos contemporâneos conhecidos por lendas urbanas são comuns em todas as culturas. São relatos fantásticos que geralmente têm como cenário as cidades e seu entorno.

Todos nós já ouvimos algumas dessas histórias, elas podem ter variantes com a adição ou extração de elementos, mas continuam sendo reproduzidas em toda parte.

Antigamente era mais comum a reprodução dessas lendas através do boca a boca e em rodas de amigos, já com o advento da internet elas se proliferaram através de e-mails, sites e blogs.
No Brasil, entre as lendas mais comuns está a lenda da “loira do banheiro”, a tal moça loira com algodão no nariz que aparecia em especial para os garotos, história que assustou muita gente nos colégios entre as décadas de 70, 80 e 90 e continua fazendo suas vítimas.
O imaginário popular vem sido povoado por lendas há muito tempo, de lendas folclóricas enraizadas em nossa cultura (ver “Lendas Brasileiras” livro de Câmara Cascudo) às histórias mais fabulosas e assustadoras que tem nos centros urbanos terreno fértil para sua criação e difusão, trazendo consigo muitos símbolos da contemporaneidade.
Há alguns anos a Cia Radiophônica de Teatro & Outras Cousas – companhia de teatro mogiana – sob a direção de Flávio Dias, com apresentação de Flávio Dias e Waleska Firmino, adaptou algumas dessas lendas, ocasião em que o ator Marco Cardoso em companhia dos também atores Artur Guimarães, André Marx, Marcela Lino, Mônica Barbosa, Silvio de Souza, Thalitha Chiara e Walter Machado, gravaram “A Loira do Banheiro”.
Se você gosta de autores como Edgar Alan Poe, Stephen King ou Ann Radcliffe com certeza gosta de lendas urbanas, então, é só clicar no vídeo a seguir e conhecer um pouco mais das histórias fantásticas que circulam pelo Brasil.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a visita e o comentário. Em breve seu comentário será publicado.

Nota:

As fotos utilizadas no blog são do arquivo pessoal do ator Marco Cardoso e amigos. Caso você conheça a autoria das fotos favor infomar-nos para que os créditos sejam mencionados no blog.

Quanto as outras imagens e fotos aqui utilizadas sem menção da autoria, por desconhecimento nosso, também será adotado o mesmo critério, ou seja, serão creditadas ou excluídas da postagem se necessário. Obrigada.