segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

31 de janeiro - Dia Mundial do Mágico.

A arte de iludir já foi chamada de escapismo e cria ilusões que surpreendem, escapam à lógica e enganam os nossos sentidos, em geral a visão. Por isso, se diz que as mãos de um mágico devem ser mais rápidas do que os olhos de quem está assistindo ao número.

Esta data foi escolhida em homenagem a São João Bosco, padroeiro dos mágicos, falecido em 31 de janeiro de 1888. Conta-se que, quando menino, ele ajudava a família trabalhando como acrobata, malabarista e mágico.

Mas quem popularizou a arte foi Harry Houdini (1874-1926), o mais famoso mágico de todos os tempos. Sua habilidade impressionante para libertar-se de algemas e correntes, até debaixo d'água, entre outros truques, conquistou grandes platéias em todo o mundo.

O pai da mágica no Brasil é João Peixoto dos Santos (1879-1946). Mineiro da cidade de Formiga, aprendeu a técnica com mágicos árabes que viajavam pelo país. Aos 19 anos, foi estudar mágica em Paris, França. É autor de várias obras sobre o tema.


(Extraído de www.ftd.com.br)

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Sugestão de leitura.



Cem Anos De Teatro Em São Paulo


Autores: Maria Thereza Vargas e Sabato Magaldi.

Editora: Senac SP




A atividade teatral em São Paulo num período que parte do último quarto do século XIX para chegar a 1974 está contada neste livro. Escrito por dois especialistas de grande destaque - o crítico Sábato Magaldi e a pesquisadora Maria Thereza Vargas - e ilustrado por dezenas de fotos, 'Cem anos de teatro em São Paulo' alia a síntese informativa à segurança de opinião.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Sescoop/SP lança edital para credenciamento de espetáculos teatrais

Estão abertas as inscrições de espetáculos para a temporada 2011 do Mosaico Teatral, programa sociocultural desenvolvido pelo Sescoop/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo) em parceria com cooperativas e órgãos públicos.

Em atividade desde 2001, o Mosaico Teatral consiste em levar, a cada ano, espetáculos para diversos municípios paulistas, ampliando o leque cultural principalmente no interior do Estado. Entre as premissas do programa estão a prática e a difusão de princípios do cooperativismo, como intercooperação, educação e preocupação com a comunidade. A participação das cidades depende da adesão mínima de duas cooperativas locais.

Os grupos teatrais interessados têm até o dia 18 de fevereiro para se inscrever. Além dos documentos solicitados às pessoas jurídicas para o credenciamento, as companhias deverão apresentar um projeto que contemple a realização de um espetáculo teatral e de uma oficina de trabalho, com duração de três horas. Esta Oficina de Trabalho destina-se à capacitação de artistas locais, professores e público da região. Quanto aos espetáculos, podem ser de diversos gêneros teatrais (drama, comédia, farsa, teatro de rua, teatro de bonecos, espetáculos circenses e outros) e classificações (adulto, infantil, infanto-juvenil e livre). Só podem se inscrever pessoas jurídicas habilitadas a realizar atividades econômicas relacionadas a eventos artísticos e culturais. A pré-qualificação ocorre em duas etapas: avaliação dos documentos e projetos conforme o edital de credenciamento; e seleção de projetos para credenciamento e pré-qualificação para o programa Mosaico Teatral e divulgação destes projetos no dia 25 de março.

Os espetáculos credenciados e pré-qualificados passam a integrar uma lista, que será disponibilizada aos promotores de cultura das cidades participantes para a escolha do espetáculo teatral a ser apresentado no segundo semestre de 2011. O grupo de promotores de cultura é integrado por funcionários e associados de cooperativas, que recebem formação e acompanhamento do Programa Mosaico Teatral para produção de eventos culturais.

Em 2010, o Mosaico Teatral esteve presente em 18 municípios paulistas: Adamantina, Araçatuba, Bebedouro, Catanduva, Cerquilho, Franca, Jaboticabal, Lençóis Paulista, Lins, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santos, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, Sorocaba, Tatuí e Votuporanga. Os espetáculos que fazem parte do programa são beneficentes, tendo os ingressos trocados por itens de alimentação ou higiene para serem doados a instituições como o Fundo Social de Solidariedade do município.

Outros programas - No mesmo edital, o Sescoop/SP também está selecionando espetáculos para outros programas, como Brincar e Reciclar é Cooperar e Programa de Promoção à Saúde. O edital de credenciamento de espetáculos teatrais pode ser acessado no endereço

http://www.sescoopsp.org.br/?p=licitacoes.php

O material solicitado no edital, relativo ao Mosaico Teatral, deve ser encaminhado para:

SESCOOP/SP – Núcleo de Cultura Cooperativista
A/C Maristela Teodoro de Sá
Rua 13 de Maio, 1.376 - 7º. Andar - Bela Vista
01327-002 São Paulo/SP

Informações sobre inscrições para o Mosaico:

Maristela Teodoro de Sá 11 3146.6311
Camila Faria 11 3146.6223
Ligia Cortellazzi 11 3146.6288
Ana Paula Silveira 11 3146.6313

Dúvidas sobre o Edital:

Ana Godoy 11 3146.6247

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Maratona Cultural no Teatro Vasques - Mogi das Cruzes.


O ator Marco Cardoso juntamente com a Cia de Rua se apresentará na Maratona Cultural que acontece nos dias 12 e 13 de fevereiro de 2011 no Teatro Vasques - teatro municipal de Mogi das Cruzes - com espetáculo, bem humorado, para o público adulto "Cascando o Bico" sob direção de Marcio Pial no sábado dia 12 às 20h. No domingo 13 será a vez da criançada se divertir em companhia do "Quarteto Palhástico" às 15h. Os ingressos custam R$ 10,00. Além da Cia de Rua outros artistas e cias da região estão na programação. Compareça!

Serviço:

MARATONA CULTURA

Data: 12 e 13/02/2011
Local: Teatro Vasques (junto ao Centro Histórico e Praça do Carmo)
Ingressos: R$ 10,00

"Cascando o Bico" dia 12/02/2011 às 20h - Adulto

"Quarteto Palhástico" dia 13/02/2011 às 15h - Infantil

(por Meg Mamede)

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Notícias de Mogi e região.



CASCANDO O BICO. A Cia de Rua e convidados sob a direção de Marcio Pial estreará em breve em Mogi das Cruzes espetáculo que traz Marco Cardoso, Camila Molina, Diego Castilho, Dj Bali e Marcio Pial – como Super Nóis –. “Cascando o bico” trata-se de espetáculo bem humorado que garante muita diversão ao público. Em breve mais informações. Aguarde!

TUCUNARÉ, A FILHA DA LUA escrita e dirigida por Ronaldo Ciambroni. Inspirada em uma lenda indígena, a peça conta a história de uma índia loira encontrada por peixes tucunarés. Filha da lua e do sol, ela tem a missão de proteger os habitantes das matas contra lenhadores e caçadores.  No elenco os atores Marco Cardoso como Cacique Guarari e Camila Molina como Tucunaré a filha da Lua. Peça infanto-juvenil que estreará em breve em Suzano e SP. Aguarde!

AGENTE CULTURAL – A prefeitura de Suzano abriu concurso público para várias vagas e áreas de atuação, entre elas a de Agente Cultural (05 vagas). Requisitos: Ensino médio completo e conhecimentos básicos de informática. Vencimento: R$ 1.582,21 + R$ 340,00 Benefícios. Jornada Semanal de 40 horas. As inscrições encerram-se em 28/01/2011. Para saber mais acesse:

http://www.pciconcursos.com.br/concurso/prefeitura-de-suzano-sp-456-vagas

ZOOM para Marco Cardoso no Diário de Mogi edição do domingo 09/01/2011 onde o colunista Anderson Magalhães destacou o trabalho do ator como um dos expoentes e talentosos atores da cidade e região. E... nós aqui do blog aproveitamos para agradecer o colunista, afinal, há que se valorizar a prata da casa.  

(por Meg Mamede)

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Glossário das Artes.

Marco Cardoso como Creonte em Medeia de Nelson Albissu 


Tragédia: (Do grego tragoedia, canto do bode - sacrifício aos deuses pelos gregos). Francês: tragédie, Inglês: tragedy, Alemão: tragödie, Espanhol: tragedia.

Peça que representa uma ação humana funesta muitas vezes terminada em morte. Aristóteles dá uma definição de tragédia que influenciará profundamente os dramaturgos até os nossos dias: "A tragédia é a imitação de uma ação de caráter elevado e completo, de uma certa extensão, numa linguagem temperada com condimentos de uma espécie particular conforme as diversas partes, imitação que é feita por personagens em ação e não por meio de uma narrativa, e que, provocando piedade e temor, opera a purgação própria de semelhantes ações".  Vários elementos fundamentais caracterizam a obra trágica: a catharsis ou purgação das paixões pela produção do terror e da piedade; a hamartia ou ato do herói que põe em movimento o processo que conduzirá à perda; a hybris, orgulho e teimosia do herói ue perserva apesar das advertências e recusa esquivar-se; o phatos, sofrimento do herói que a tragédia comunica ao público. A sequência tipicamente trágica teria por "fórmula mínima": o mythos é a da práxis através do phatos até a anagnoris. O que significa, dito de maneira clara: a história clara imita as ações humanas colocadas sob o signo dos sofrimentos das personagens e da piedade até o momento do reconhecimento das personagens entre si ou da conscientização da fonte do mal.
 
Sem fazer aqui a história da tragédia, cumpre reter três periodos em que ela floresce particularmente: a Grécia clássica do século V, a Inglaterra elizabetana e a França do século XVII (1640-1660).


(Fonte:  dicionário de Teatro de Patrice Pavis)
Nota:

As fotos utilizadas no blog são do arquivo pessoal do ator Marco Cardoso e amigos. Caso você conheça a autoria das fotos favor infomar-nos para que os créditos sejam mencionados no blog.

Quanto as outras imagens e fotos aqui utilizadas sem menção da autoria, por desconhecimento nosso, também será adotado o mesmo critério, ou seja, serão creditadas ou excluídas da postagem se necessário. Obrigada.