segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Glossário das Artes.

Marco Cardoso como Creonte em Medeia de Nelson Albissu 


Tragédia: (Do grego tragoedia, canto do bode - sacrifício aos deuses pelos gregos). Francês: tragédie, Inglês: tragedy, Alemão: tragödie, Espanhol: tragedia.

Peça que representa uma ação humana funesta muitas vezes terminada em morte. Aristóteles dá uma definição de tragédia que influenciará profundamente os dramaturgos até os nossos dias: "A tragédia é a imitação de uma ação de caráter elevado e completo, de uma certa extensão, numa linguagem temperada com condimentos de uma espécie particular conforme as diversas partes, imitação que é feita por personagens em ação e não por meio de uma narrativa, e que, provocando piedade e temor, opera a purgação própria de semelhantes ações".  Vários elementos fundamentais caracterizam a obra trágica: a catharsis ou purgação das paixões pela produção do terror e da piedade; a hamartia ou ato do herói que põe em movimento o processo que conduzirá à perda; a hybris, orgulho e teimosia do herói ue perserva apesar das advertências e recusa esquivar-se; o phatos, sofrimento do herói que a tragédia comunica ao público. A sequência tipicamente trágica teria por "fórmula mínima": o mythos é a da práxis através do phatos até a anagnoris. O que significa, dito de maneira clara: a história clara imita as ações humanas colocadas sob o signo dos sofrimentos das personagens e da piedade até o momento do reconhecimento das personagens entre si ou da conscientização da fonte do mal.
 
Sem fazer aqui a história da tragédia, cumpre reter três periodos em que ela floresce particularmente: a Grécia clássica do século V, a Inglaterra elizabetana e a França do século XVII (1640-1660).


(Fonte:  dicionário de Teatro de Patrice Pavis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a visita e o comentário. Em breve seu comentário será publicado.

Nota:

As fotos utilizadas no blog são do arquivo pessoal do ator Marco Cardoso e amigos. Caso você conheça a autoria das fotos favor infomar-nos para que os créditos sejam mencionados no blog.

Quanto as outras imagens e fotos aqui utilizadas sem menção da autoria, por desconhecimento nosso, também será adotado o mesmo critério, ou seja, serão creditadas ou excluídas da postagem se necessário. Obrigada.