quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A acessibilidade nas Artes.

Muito se fala na questão da acessibilidade na cultura, vamos esclarecer uma coisa então: cultura para todos é possível através da democratização. Políticas públicas pensadas para viabilização da cultura, participação popular, criação de equipamentos e eventos culturais que atendam, cada vez mais, um número maior de pessoas, não esquecendo o principal: o educar para cultura, para o lazer cultural e para a fruição, caso contrário todo o resto não terá uso ou aplicação.

A acessibilidade seja na arquitetura das cidades, no meio ambiente, nos segmentos de produtos e serviços, no turismo, etc., “está relacionada em fornecer condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, e é regulada pelo Decreto nº 5.296 (DECRETO nº 5.296 DE 2 DE DEZEMBRO DE 2004)”.



Este vídeo é uma reportagem do Programa Sentidos, produzida pela TV Sentidos e sua repórter Alessandra Nunes, mostrando a técnica da audiodescrição produzida pelo grupo de audiodescritores da VIVO, orientado pela audiodescritora Lívia Maria Villela de Mello Motta, na peça "Figurinha Carimbada, passada no Teatro Alfa, da VIVO, no mês de julho de 2008.

Já tem algum tempo que o setor cultural tem recebido atenção de gestores, produtores, educadores, legisladores, instituições e pessoas com alguma deficiência ou mobilidade reduzida, que de maneira isolada ou em ações conjuntas trabalham para viabilizar o acesso do setor, prova disso é que hoje podemos encontrar filmes, espetáculos teatrais, programas de tv, exposições de arte, museus, salas de cinema, teatros, sites e blogs acessíveis. Para atender a demanda, além de equipar os locais de lazer e cultura de maneira a receber adequadamente esse público, fazer uso de técnicas como LIBRAS e Audiodescrição faz toda a diferença e, para tanto, a instrumentalização dos profissionais do setor é fundamental.

Se você ator/atriz, artista ou profissional do setor cultural quer se destacar no mercado, minha dica é: procure saber mais sobre o assunto através de artigos, palestras, cursos, leis, locais e, sobretudo, entender o quão gratificante pode ser o trabalho de inclusão através das artes.


Paycheck (O Pagamento) - Direção: John Woo - Vídeo de audiodescrição produzida pelo TRAMAD
Audiodescrição: Iris Fortunato e Paula Dutra - Revisão AD: Eliana Franco

 

Para saber mais visite:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a visita e o comentário. Em breve seu comentário será publicado.

Nota:

As fotos utilizadas no blog são do arquivo pessoal do ator Marco Cardoso e amigos. Caso você conheça a autoria das fotos favor infomar-nos para que os créditos sejam mencionados no blog.

Quanto as outras imagens e fotos aqui utilizadas sem menção da autoria, por desconhecimento nosso, também será adotado o mesmo critério, ou seja, serão creditadas ou excluídas da postagem se necessário. Obrigada.