segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Educar para Fruição.

Marco Cardoso, Jaqueline Vieira e Marcela Lino, atores da Cia Radiophônica de Theatro & Outras Cousas em "O Grande Concurso Cultural" trabalho com enfoque na 5 regiões geográficas do Brasil e abordagem do meio ambiente e cultura regional.  (foto: acervo da Cia Radiophônica).

Baseado em dados do MinC para exclusão cultural de 2007, podemos afirmar seguramente que os números para cultura no país não são nada animadores se considerarmos nossa extensão territorial e número de habitantes:

Somente 14% dos brasileiros frequentam cinemas;

92% dos brasileiros nunca foram a museu;

Apenas 7% da população brasileira estiveram em uma exposição de arte;

22% viram um espetáculo de dança;

Mais de 90% dos municípios não possuem salas de cinema, teatro ou museu;

73% dos livros estão concentrados nas mãos de apenas 16% da população.

E não paramos por aí,

Mais da metade dos brasileiros nunca comprou um único ingresso de cinema, nunca foi ao teatro, nunca viu uma exposição de arte, nunca assistiu a um show musical;

69% dos brasileiros nunca leu um livro;

77% dos brasileiros preferem usar o tempo livre com a televisão;

56% dos freqüentadores de cinema preferem filmes americanos. 72 % acham esses filmes ótimos e olha que o Brasil produz mais de 100 filmes/ano (para conhecer os números atualizados e publicado em 2010 acesse Cultura em Números).

Esse é o panorama da cultura no nosso país. Em face dos números poderíamos discutir por horas, dias ou meses de quem é a culpa, mas isso não levaria a solução dos problemas. É certo que o dever de garantir o acesso ao lazer e a cultura é do Estado, contudo, não podemos e nem devemos nos isentar de responsabilidades enquanto cidadãos que somos, por isso conhecer nossos direitos, bem como, os programas de incentivo à cultura sejam eles na esfera municipal, estadual ou federal nos traz a possibilidade de melhorar esses números a médio e longo prazo. A cultura é direito de todos! Mas, é nosso dever contribuir, cada um a sua maneira e através do papel que desempenha junto à comunidade, para que isso seja, também, uma realidade de todos.

Mas como fazê-lo?

Eu sempre acreditei que a base de tudo é a educação. E não me refiro aqui à educação formal, parte importante no processo, mas que sozinha não dá conta de preparar o cidadão no aprendizado da fruição. O conjunto formado pela família, escola, entorno e as escolhas feitas ao longo dos anos, são juntos, os responsáveis pelo cidadão que vê o lazer e a cultura como algo importante em sua vida, tanto quanto: um bom emprego, uma casa confortável e outros itens comumente importantes para o brasileiro. Isso é para poucos como nos mostram os números, mas não é algo impossível de mudar, requer esforço dos governos, das empresas, do terceiro setor e, sobretudo, vontade de mudança por parte da população excluída e/ou que se exclui da cultura. Os projetos de educação – formais ou não – são ferramentas fundamentais nesse processo e o esclarecimento e acesso à informação instrumentaliza agentes comunitários, produtores culturais, cooperativas e sindicatos ligados à cultura, artistas, gestores culturais e interessados em geral, fomentando a sociedade de maneira a aproveitar melhor nossa diversidade cultural.

A soma de tudo isso além de dar voz e forma a cultura brasileira, incentiva o artista a fazer o que sabe fazer de melhor, gera trabalho e estimula o cidadão no exercício da fruição.

Quem sabe daqui alguns anos a democratização da cultura será mais ampla, resultando em números melhores e cidadãos que se apropriam dos espaços e se identificam como sujeitos históricos realmente importantes no processo de desenvolvimento do país. Cidadãos que não atravessem a rua ao se deparar com uma cena de teatro, que não tenham medo ou vergonha de entrar num museu ou biblioteca, que cobrem e usufruam pra valer do que lhes é de direito. Brasileiros que vejam a cultura como uma aliada na construção do saber e na prática da cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a visita e o comentário. Em breve seu comentário será publicado.

Nota:

As fotos utilizadas no blog são do arquivo pessoal do ator Marco Cardoso e amigos. Caso você conheça a autoria das fotos favor infomar-nos para que os créditos sejam mencionados no blog.

Quanto as outras imagens e fotos aqui utilizadas sem menção da autoria, por desconhecimento nosso, também será adotado o mesmo critério, ou seja, serão creditadas ou excluídas da postagem se necessário. Obrigada.