quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Teatro Sem Fronteiras


"Teatro Sem Fronteiras", série que estreiou no último dia 06 no Canal Brasil traz o teatro experimental visto através da linguagem cinematográfica.

As lentes de Evaldo Mocarzel e Ava Rocha captam importantes espetáculos do teatro experimental paulistano nesta série inédita.

Neles, formatos comumente usados são dispensados, agregando novo significado e conquistando um reconhecimento diferenciado de público e crítica.

As ruas das cidades, prédios históricos abandonados ou até mesmo andaimes de construções tornam-se palco para a reconstrução do modelo dramatúrgico. Mesmo em espaços convencionais, companhias arriscam novas instalações, luzes e cenários buscando outra significação.

Hysteria, Assombrações do Recife Velho, Kastelo, Vila Verde, Memória da Cana, A Última Palavra é a Penúltima, Hygiene e Festa de Separação formam a seleção de peças registradas nos episódios.

O programa segue os moldes da proposta alternativa abordada pelas montagens. As difíceis condições de filmagem em locais de iluminação e estrutura precárias levaram os diretores a observarem planos inusitados e embarcarem em uma nova linguagem.

A imersão nas obras não se dá apenas pelo material apresentado nas imagens, mas no momento de sua realização. Cada cidade por onde passaram os espetáculos em questão – Recife, Santa Catarina, Rio Branco e São Paulo –, teve um montador específico. Com a mistura híbrida entre teatro, documentário e videoarte, a atração retrata as produções a partir de uma abordagem sensorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a visita e o comentário. Em breve seu comentário será publicado.

Nota:

As fotos utilizadas no blog são do arquivo pessoal do ator Marco Cardoso e amigos. Caso você conheça a autoria das fotos favor infomar-nos para que os créditos sejam mencionados no blog.

Quanto as outras imagens e fotos aqui utilizadas sem menção da autoria, por desconhecimento nosso, também será adotado o mesmo critério, ou seja, serão creditadas ou excluídas da postagem se necessário. Obrigada.