quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Cirque du Soleil - Sucesso não só nos palcos


Não é só nos espetáculos que o circo canadense impressiona. O sistema de comunicação interna acolhe funcionários do mundo todo e transforma os diversos dialetos em uma única mensagem. (leia na íntegra).
E por falar em espetáculo...
O circo mais famoso do mundo, o Cirque du Soleil estreiou com turnê pelo Brasil neste mês, esteve no dia 15/09 em São Paulo e passará por mais 7 cidades do país até 2012. O espetáculo Varekai irá acontecer nas cidades de Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Salvador, Curitiba e Porto Alegre.


Cirque du Soleil Brasil 2011, 2012


São Paulo (15/9)
Rio de Janeiro (8/12)
Belo Horizonte (19/01/2012)
Brasília (23/02/2012)
Recife (30/03/2012)
Salvador (03/05/2012)
Curitiba (08/06/2012)
Porto Alegre (12/07/2012)

domingo, 25 de setembro de 2011

Histórias do Brasil para Teatro.


Em 2000 o ator Marco Cardoso juntamente com outros atores da companhia TEART se apresentaram no Theatro Vasques de Mogi das Cruzes e no TBC em S.Paulo com a peça "De olho no Brasil". O espetáculo  trouxe para os palcos algumas passagens da nossa história com bom humor e descontração.

Para quem gosta de teatro, história e leitura, o livro "Histórias do Brasil para o Teatro" é uma boa sugestão, um projeto quixotesco, uma comédia teatral com o tema "História do Brasil". Mesmo para os que já estão carecas de conhecer nossa história, esta é uma abordagem totalmente reformulada, uma diversão instrutiva, familiar, estudantil, brilhante e reveladora; escrita a quatro mãos, por Antonio Bivar e Celso Luiz Paulini. Definitivamente imperdível.




Histórias do Brasil para Teatro

Autores: Antonio Bivar e Celso Luiz Paulini

Editora: NOVO SECULO

Ano: 2007 - Páginas: 360



terça-feira, 13 de setembro de 2011

A amizade como remédio - Patch Adams.


Na foto: Paula Rodrigues, Silvio de Souza,
Fernanda Juliani, Waleska Firmino, Marco Cardoso
e Wagner Mariano (Cia Radiophônica).
Filho de uma professora e de um militar o americano Hunter Doherty “Patch” Adams, nascido em 1945, ficou mundialmente conhecido por conta do seu trabalho, inspirando filmes e, sobretudo gente de todas as partes do mundo que se identificam com Dr. Patch Adams. Formado em medicina tardiamente, ele influenciou e influencia muitos profissionais da saúde e das artes com sua filosofia e atitudes concretas, como o Instituto Gesundheit, fundado em 1971 nos EUA.

Médico e ativista político, ele faz duras críticas a seu país, especialmente no que diz respeito à saúde pública e com humor trata gratuitamente seus pacientes. Diferente do que se diz por aí, ele não acredita que “rir seja o melhor remédio” para Patch “A amizade claramente é o melhor remédio. E a coisa mais importante na vida são nossas relações com aqueles que amamos” e é com esse pensamento que ele viaja pelo mundo levando sua experiência e ampliando essa cadeia de amor.


Dr. Hunter "Patch" Adams
Ele já esteve no Brasil antes, inclusive deu uma polêmica entrevista no programa Roda Vida da TV Cultura em 2007 e agora em 2011 retorna ao Brasil, virá para visitar o Ceará. De 29/09 à 06/10/2011 fará a primeira “Viagem Humanitária de Palhaços” ao Brasil, chamada de “Jornada de Palhaços Cuidadores”. A “Viagem Humanitária de Palhaços” (Humanitarian Clown Trip) é um dos programas de humanização da atenção à saúde, desenvolvido por Patch Adams há mais de 20 anos. A ONG Beija Flor é a responsável pela vinda do Dr. Patch Adams, ocasião em que ele realizará o workshop “Uma atenção à saúde mais humana” e a palestra “Decidindo ser feliz” no Coliseum Hotel, em Beberibe / CE (inscrições). Algumas instituições de saúde do Ceará receberão a visita de Patch Adams e três integrantes do Gesundheit Institute, além de 16 clowns voluntários.

O ator Marco Cardoso, juntamente com outros atores da Cia Radiophônica, participou da Clínica Itinerante de Bobologia Aplicada, criada para levar aos pacientes dos hospitais de Mogi e região um pouco de alegria, inspirados pelo Dr. Patch Adams e também pelo pioneiro trabalho dos Drs. da Alegria em São Paulo.

A arte na sua forma mais humanizante. Parabéns a todos aqueles que se dedicam a esse trabalho!

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Malabarismo.

Marco Cardoso fazendo malabarismo em cena do capítulo 13 da novela Tempos Modernos.

Diversas são as formas de trabalhar o corpo, fortalecer o físico e desenvolver a mente para ganhar mais saúde e qualidade de vida. Mas poucas se comparam em beleza, diversão e poder de transformação quanto à arte esportiva dos malabares. Malabarismo significa manipular objetos com criatividade, destreza e harmonia. Uma arte símbolo da grandeza que é o homem no domínio completo das faculdades do próprio corpo.

Segundo a lenda, o malabarismo surgiu numa ilha chamada Malabar. Lá os jovens deviam exibir suas habilidades com os malabares num ritual que celebrava a entrada na maioridade. Segundo a história, o malabarismo tem raízes mais antigas do que muitos esportes mais populares. Registros indicam que é uma arte praticada há milhares de anos.

No Egito existem inscrições funerárias datadas de dois mil anos atrás fazendo referência aos malabares. Na tumba de um faraó conhecido como Beni Hassan foram encontrados uma série de desenhos de uma malabarista realizando acrobacias jogos com seu repertório de bolas. Existem documentos chineses, egípcios, bizantinos, gregos e romanos que mostram desenhos contendo comprovações de que o malabarismo é um velho conhecido da humanidade. (leia na íntrega)

Nota:

As fotos utilizadas no blog são do arquivo pessoal do ator Marco Cardoso e amigos. Caso você conheça a autoria das fotos favor infomar-nos para que os créditos sejam mencionados no blog.

Quanto as outras imagens e fotos aqui utilizadas sem menção da autoria, por desconhecimento nosso, também será adotado o mesmo critério, ou seja, serão creditadas ou excluídas da postagem se necessário. Obrigada.