segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Em destaque.

Ronaldo Ciambroni, é ator, compositor, autor e diretor de teatro, TV e cinema.

Ganhador de mais de uma dezena de prêmios, incluído vários Moliere e Apetesp, Ciambroni é autor de 12 programas de TV, com destaque para Vila Sésamo, 22 textos para teatro infantil e dezenas para teatro adulto.

Trabalha profissionalmente como ator desde 1969. No mesmo ano, escreveu "Pop, a garota legal", uma peça infantil.

Em seguida, veio "Menino não entra, menina não entra", que era sobre o relacionamento de meninos com meninas, e também sobre as pessoas aprenderem a dividir o que têm. Em Portugal, a peça foi considerada comunista. No Brasil, a peça foi proibida também.

Depois, veio "O Palhaço Imaginador", que foi a primeira peça interativa: as crianças brincavam com o palhaço e davam um destino para o personagem. A platéia interagia com os atores, e dava ênfase à criação. As crianças participavam totalmente do espetáculo, e usavam a imaginação. Ganhou, com esse espetáculo, o primeiro Prêmio Molière. Nessa época, ele já estava escrevendo "Vila Sésamo".

Ciambroni foi o primeiro ganhador do Molière para espetáculo infantil. No mesmo ano foi indicado como ator por "Donana" (1974), e ganhou um prêmio pelo conjunto dos trabalhos, incluindo "Adeus, fadas e bruxas".

"Adeus, fadas e bruxas" transformou-se em um grande musical, dirigido por Emílio di Biasi, que só tinha dirigido teatro adulto anteriormente, e também Ivete Bonfá, Vic Militello, Edwin Luisi, Cristina Pereira, Ricardo Blat. Atores que eram muito respeitados no teatro adulto.

Com o espetáculo "A vaca Lelé", ganhou o segundo Molière.

Ronaldo Ciambroni foi um dos autores de "Vila Sésamo". Escrevia a versão brasileira e fazia a música também. Adaptava, também, alguns textos, mas como Naum Alves de Souza criou alguns bonecos brasileiros (o marinheiro, D. Hortênsia), foi Ciambroni quem deu personalidade a eles. (leia na íntegra).

Um dos últimos textos infantis que escreveu foi a peça "Tucunaré, a filha da lua", uma lenda indígena, peça na qual os atores Marco Cardoso, Camila Molina, Thiago Cardoso e Rafaela Federici estão trabalhando, sob a direção do próprio Ciambroni, e que em breve poderá ser vista em São Paulo.


***
Nota:

As fotos utilizadas no blog são do arquivo pessoal do ator Marco Cardoso e amigos. Caso você conheça a autoria das fotos favor infomar-nos para que os créditos sejam mencionados no blog.

Quanto as outras imagens e fotos aqui utilizadas sem menção da autoria, por desconhecimento nosso, também será adotado o mesmo critério, ou seja, serão creditadas ou excluídas da postagem se necessário. Obrigada.