segunda-feira, 14 de maio de 2012

Virada Cultural Paulista 2012 em Mogi das Cruzes.

Virada Cultural Paulista 2012 em Mogi das Cruzes terá 83 atrações.

 

A Virada Cultural Paulista 2012 em Mogi, acontecerá nos dias 19 e 20 de maio. O evento, que chega a sua quarta edição na cidade, alcança neste ano um número recorde de atrações; são 83 no total, sendo 65 exclusivamente mogianas e 18 agendadas pelo Governo do Estado. Vale lembrar que a primeira Virada, em 2009, contou com 14 atrações, a segunda teve 59 e a terceira 70.

Outro recorde é o número de palcos que serão utilizados para o evento; 11, sendo que em anos anteriores o máximo havia sido sete. Destes, dois manterão atrações durante 24 horas:  o Theatro Vasques e o Largo do Carmo. Mas o público interessado encontrará atrações também na Praça Norival Tavares, Ciarte, Terminal Central, Praça Oswaldo Cruz, Largo do Rosário, Largo Bom Jesus, Casarão do Carmo e Praça João Antonio Batalha (Praça do Shangai).

Na Praça Norival Tavares, Ciarte e Terminal Central o foco ficará com as artes visuais. É na Norival Tavares, inclusive, que acontecerá o primeiro evento da programação; mais uma edição do Pintura ao Vivo, evento que consiste na exposição e venda de quadros de artistas mogianos em um espaço público privilegiado da cidade. A exposição acontece no dia 19 de maio, das 10 às 15 horas. A abertura oficial da Virada, entretanto, acontece no dia 19 de maio, às 18 horas, no Theatro Vasques, e o encerramento também será por volta das 18 horas do dia seguinte.

A expectativa é receber um público de 30 mil pessoas, especialmente em palcos como a avenida Cívica. É para a avenida Cívica também que estão confirmadas as maiores atrações, como o show da banda Plebe Rude, marcado para a meia-noite do dia 20, e de Moraes Moreira, que encerra a programação, às 18 horas do mesmo dia. Às 14h30 também do dia 20 os fãs de Mallu Magalhães poderão conferir show da cantora, compositora e instrumentalista. Já no dia 19, um dos destaques é a apresentação da mogiana e conhecida Band It!, às 21 horas.


Confira aqui a programação completa.


segunda-feira, 7 de maio de 2012

Teatro Experimental do Negro.


Teatro Experimental do Negro
Debate Cedem/Unesp: 17/05/12

TEN: A criação, conceituação e a trajetória do Teatro Experimental do Negro (1944-1961), tema baseado no mestrado de Christian Moura apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Artes, no Instituto de Artes da UNESP em 2008, será o centro do debate no próximo dia 17 de maio, quinta-feira às 18h30, promovido pelo CEDEM – Centro de Documentação e Memória da UNESP.

Até a década de 1940, o negro no teatro brasileiro mesmo quando em personagens de destaque quase sempre foi retratado por meio de certas caricaturas ou estereótipos herdados do período da escravidão. Nos idos de 1944, surge no Rio de Janeiro, um grupo de teatro formado por atores negros dispostos a problematizar e revisar a tradição cênica de representação social e artística cultural da “raça”, levando aos palcos textos ligados aos temas das culturas afro-brasileiras, aos conflitos raciais e ao estigma da cor negra. Trata-se do Teatro Experimental do Negro (TEN).

Christian visa compreender as propostas dramatúrgicas deste grupo para a construção da personagem negra, tendo como referência os estudos de Anatol Rosenfeld, Antonio Candido, Décio de Almeida Prado, Renata Pallottini e Sábato Magaldi; e partindo da análise de duas específicas peças do repertório do TEN, que estão reunidas na coletânea Drama para negros e prólogo para brancos, publicada em 1961. São elas: O filho pródigo (1947), de Lúcio Cardoso e Sortilégio (1951), de Abdias do Nascimento.
   
Expositor
Christian Moura
Graduação em História – UNESP/Campus de Franca
Mestrado em Artes – UNESP/Campus de São Paulo
Professor e Coordenador do curso de História da Universidade Anhanguera-UNIBAN
Debatedor
Dagoberto José Fonseca
Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais – PUC/SP
Pós-Doutorado em Antropologia – UNICAMP
Professor e Chefe do Depto de Antropologia, Política e Filosofia – UNESP/Campus de Araraquara
Mediador
Reynuncio Napoleão de Lima
Mestrado e Doutorado em Artes - USP
Livre Docente em Artes – UNESP/Campus de São Paulo
PARTICIPE E CONVIDE OS SEUS AMIGOS!
Inscrições gratuitas c/ Sandra Santos pelo e-mail: ssantos@cedem.unesp.br
Data e horário: 17 de maio de 2012 (quinta-feira) às 18h30
Local: CEDEM/UNESP - Centro de Documentação e Memória
Praça da Sé, 108 - 1º andar, (metrô Sé) - (11) 3105 - 9903 - www.cedem.unesp.br


(Fonte: CEDEM/UNESP)

quinta-feira, 3 de maio de 2012

El Baúl Gitano: Cia Radiophônica de Theatro.

Vale a pena conferir o trabalho da Cia Radiophônica de Theatro & Outras Cousas. Poesia, teatro e dança, para alegrar os olhos e o coração.




O Espetáculo


Uma pequena trupe de ciganas corta estradas em sua carroça. De aldeia em aldeia, de vila em vila, de praça em praça, abre um baú cheio de objetos de uso cotidiano, porém mágicos em sua transformação. Segundo a tradição dos ciganos, as mulheres oferecem a previsão do futuro, dançam e contam histórias. Crendices gitanas, homenagens aos santos de devoção, histórias de lutas sangrentas e amores impossíveis são contadas na medida em que objetos são retirados do baú. O grupo chega, dança, conta histórias, deixa suas marcas nos que ficam, e parte... como fazem os ciganos.

A Companhia


A “Cia. Radiophônica de Theatro e Outras Cousas...” iniciou suas atividades artísticas em Mogi das Cruzes, no ano de 1988. Dirigida pelos também atores Waleska Firmino e Flavio Dias, é uma das companhias de teatro mais antigas e tradicionais da Região do Alto Tietê. A Cia. Radiophônica trabalha com três focos: arte educação, pesquisa de linguagem teatral e produções culturais de diversos gêneros, para teatro, televisão, cinema, rádio, publicidade, eventos, e outros. Maiores informações sobre as atividades da Cia. Radiophônica podem ser conferidas no site e no Facebook.

Serviço

Dias 05, 06, 12, 13, 19 e 20 de maio

Horário: Sábados as 21h e Domingos as 20h

Local: Teatro Escola Macunaíma - Rua Adolfo Gordo, 238 - Campos Elíseos - SP

(Fonte: El Baúl Gitano)

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Virada Cultural 2012.

Programe-se para a Virada Cultural 2012, são muitas atrações espalhadas pela cidade de São Paulo. Diversão garantida em 24 horas de muita festa, arte e cultura.


Conheça a programação da Virada Cultural 2012.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Circo do Seu Léo, sucesso no Domingo D+ do Mogi Shopping.

Os atores Marco Cardoso e Camila Molina
com Guilherme Wolf - Mogi Shopping
No último dia 22 a Cia de Rua apresentou na programação do Domingo D+ do Mogishopping o premiado espetáculo infantil "O Circo do Seu Léo", ocasião em que crianças e adultos se divertiram e aprederam um pouco mais sobre a importância de combater o maus tratos aos animais.

O ator Marco Cardoso, juntamente com outros atores da companhia se dividiram no palco e fizeram a alegria da criançada. Confira a seguir um pouco do que rolou naquela manhã de domingo e fique atento, pois todo último domingo do mês o Domingo D+ traz uma nova peça infantil em sua programação. Vale a pena conferir no site do Mogi Shopping.




(por Meg Mamede)
Nota:

As fotos utilizadas no blog são do arquivo pessoal do ator Marco Cardoso e amigos. Caso você conheça a autoria das fotos favor infomar-nos para que os créditos sejam mencionados no blog.

Quanto as outras imagens e fotos aqui utilizadas sem menção da autoria, por desconhecimento nosso, também será adotado o mesmo critério, ou seja, serão creditadas ou excluídas da postagem se necessário. Obrigada.