domingo, 17 de junho de 2012

Literatura com Nelson Albissú.


Desde muito o escritor, cronista e diretor de teatro paulista Nelson Albissú  vem alegrando crianças, jovens e adultos. Ora na direção de peças e companhias teatrais de S.Paulo, ora com a arte de Shakespeare: a literatura.


Nelson Albissú by facebook
Autor de 51 livros publicados por várias editoras e dramaturgo de 15 textos teatrais, infantis e adultos. Nelson Albissú afirma que é graças a sua profissão de professor universitário de Teatro, que tem  a oportunidade de reler e pesquisar, semestralmente, com os alunos as peças teatrais de Shakespeare. Essa feliz junção lhe trouxe o privilégio e a possibilidade de ver seu nome associado ao de Shakespeare na coleção Teatro de Shakespeare em Contos da Editora Elementar.

Mestre em Artes Cênicas, formado pela Universidade de São Paulo, roteirista, cronista semanal e diretor de cultura da Secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes, SP. O autor "Ama os livros, crianças, velhos e bichos".



Destacamos agora dois livros do autor e amigo do ator Marco Cardoso, que fazem parte da coleção Teatro de Shakespeare em Contos, da Editora Elementar.


A Tempestade



Próspero, Duque de Milão, é um mago de grandes poderes. Há doze anos, por traição de seu irmão Antonio e de Alonso, Rei de Nápoles, ele e sua filha, Miranda foram exilados numa ilha selvagem. Lá, ele toma o disforme Caliban, filho de uma bruxa local, e Ariel, espírito capaz de se metamorfosear nos elementos da natureza, como seus servidores.

Ao saber que seus traidores se aproximam da ilha num navio, com o auxilio de Ariel, para se vingar deles, Próspero desencadeia uma tempestade que provoca o naufrágio e obriga os seus desafetos a irem parar à ilha. Com eles, traz também o príncipe de Nápoles, na esperança de que ele se torne noivo da sua filha.


Romeu e Julieta



Considerada a mais linda história de amor de todos os tempos, Romeu e Julieta narra o trágico amor de dois jovens enamorados, pertencentes a duas famílias rivais, mais ricas e importantes de Verona, Itália.

Ao descobrirem que cada qual faz parte da família inimiga, os dois jovens resolvem se casar secretamente. Certo de que a união reconcilie as duas famílias, Frei Lourenço, celebra o casamento.

Entretanto, trágicas consequências os separam até a morte, que os une eternamente e põe fim a insana rixa dos Montecchios e Capuletos.



Nelson, Shakespeare e os amantes da boa literatura agradecem!

(por Meg Mamede)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a visita e o comentário. Em breve seu comentário será publicado.

Nota:

As fotos utilizadas no blog são do arquivo pessoal do ator Marco Cardoso e amigos. Caso você conheça a autoria das fotos favor infomar-nos para que os créditos sejam mencionados no blog.

Quanto as outras imagens e fotos aqui utilizadas sem menção da autoria, por desconhecimento nosso, também será adotado o mesmo critério, ou seja, serão creditadas ou excluídas da postagem se necessário. Obrigada.