sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Franz Kafka - A Contrução na Caixa Cultural de S.Paulo.





Caco Ciocler atua na peça adaptada do conto homônimo de Kafka, com direção de Roberto Alvim.


Após o sucesso de 45 Minutos com temporadas no Rio de Janeiro e São Paulo em 2011, o ator Caco Ciocler e o diretor Roberto Alvim repetem a parceria em mais um monólogo. A Construção, de Franz Kafka (1883-1924), é uma adaptação do conto homônimo publicado em 1923. Serão 8 apresentações na CAIXA Cultural São Paulo (Sé), de 26 de janeiro a 5 de fevereiro de 2012, sempre de quinta-feira a domingo. O evento é patrocinado pela Caixa Econômica Federal e a entrada é gratuita.

No conto A Construção, uma criatura constrói uma toca subterrânea para se proteger dos perigos do mundo externo. Caco Ciocler é Franz Kafka escrevendo em seu quarto, madrugada adentro, tomando cuidado para não acordar o pai que dorme no quarto ao lado. A peça retrata o exato momento do processo de criação dessa trama de 1923.

Durante a encenação, a vida do protagonista da peça e o conto se entrelaçam. "Existe um jogo enigmático de hibridações entre Kafka e a criatura, o quarto e a toca, o pai e o imenso animal que tenta invadir a construção. Além disso, a própria personalidade do escritor se fragmenta, revelando-nos (poeticamente) a complexidade deste que é um dos maiores e mais singulares artistas de toda a história da literatura", explica Roberto Alvim.

A obra é um dos últimos trabalhos de Kafka, quando o autor já sofria de tuberculose, o que aproxima a relação com a morte. O resultado é uma metáfora sobre o modo como nos fechamos um para o outro para evitar uma ameaça à nossa segurança psíquica, física e emocional. Essa característica evidencia o caráter universalista da montagem.

Será oferecido ao público um encontro, no dia 27/01/2012, às 17h, com o diretor Roberto Alvim que debaterá sobre a vida e a obra de Franz Kafka e suas relações com as questões da contemporaneidade, assim como os riscos e desafios de encenar sua obra. Sob o tema: KAFKA, O TEATRO E A CONTEMPORANEIDADE, as inscrições para esse debate serão feitas por ordem de chegada.

Ficha Técnica:
Texto: Franz Kafka
Direção, Tradução, Adaptação e Iluminação: Roberto Alvim
Elenco: Caco Ciocler
Cenografia e Figurinos: Marina Previato
Direção de Produção/Administração: Maria Betania Oliveira
Produção Executiva: Danielle Cabral
Trilha sonora original: Felipe Ribeiro
Assistente de Direção: Ricardo Grasson
Assistente de Produção: Francielli Ferraretto
Fotografias: Bob Sousa

SERVIÇO:
Espetáculo: A Construção
Datas: de 26 de janeiro a 5 de fevereiro de 2012
Horário: de quinta-feira a domingo, às 19h30
Local: CAIXA Cultural São Paulo - Praça da Sé, 111 - Centro
Entrada: franca (os ingressos poderão ser retirados na bilheteria com uma hora de antecedência)
Capacidade: 80 lugares
Duração: 50 minutos
Classificação etária: 16 anos
Informações - Tel: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

2 comentários:

  1. Meu nome é Sandro e temos os mesmo sobrenome, sou poeta, portanto deve ser meu irmão... Gostei de seu blog e sua análise sobre alguns contos de Kafka. Como não tenho condições de oferecer meu pseudo livro de poesia de cunho social e filosófico deixo o endereço de dois blogs:um de poesia e outro sobre alienação humana que disponibilizei o capítulo I. Dizem que esse trabalho que estou escrevendo tem um cunho [ ou o espírito ] kafkaniano. Espero que faça algum comentário e se é possível transformá-lo em peça teatral.
    Um abraço!
    http:dialeticass.blogspot.com
    http:espelhoscs.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandro, sou a Meg irmã do ator Marco Cardoso e responsável pelo blog e conteúdo, na verdade as considerações sobre a obra de Kafka não são nossas, trata-se de material divulgado pelos produtores da peça que está em cartaz em SP. De qualquer maneira é sempre interessante receber visistas e comentários de artistas, poetas e pessoas envolvidas com a arte e literatura. Vamos viistá-lo também. Sucesso!

    ResponderExcluir

Agradecemos a visita e o comentário. Em breve seu comentário será publicado.

Nota:

As fotos utilizadas no blog são do arquivo pessoal do ator Marco Cardoso e amigos. Caso você conheça a autoria das fotos favor infomar-nos para que os créditos sejam mencionados no blog.

Quanto as outras imagens e fotos aqui utilizadas sem menção da autoria, por desconhecimento nosso, também será adotado o mesmo critério, ou seja, serão creditadas ou excluídas da postagem se necessário. Obrigada.