sábado, 6 de novembro de 2010

Glossário das Artes.

Teatro de Rua: Francês: théâtre de rue; Inglês: street theatre; Alemão: strassentheater; Espanhol: teatro de calle.

Marco Cardoso, Jaqueline e Marcela - Cia Radiophônica.
Teatro que se produz em locais exteriores às construções tradicionais: rua, praça, mercado, metrô, universidade etc. A vontade de deixar o cinturão teatral corresponde ao desejo de ir ao encontro do povo que geralmente não vai ao espetáculo, de ter uma ação sóciopolítica direta, de aliar animação* cultural e manifestação social, de se inserir na cidade entre provocação e convívio. Durante muito tempo, o teatro de rua se confundiu com o agit-prop* e o teatro político (anos vinte e trinta na Alemanha e na União Soviética). A partir dos anos setenta, assumiu uma postura menos política e mais estética.
O teatro de rua desenvolveu-se particularmente nos anos sessenta (Bread and Puppet, Magic Circus, happenings* e ações sindicais). Trata-se na verade, de uma volta às fontes: TÉSPIS passava a representar num carro no meio do mercado de Atenas, no século VI a.C., e os mistérios* medievais ocupavam o adro das igrejas e as praças das cidades. Paradoxalmente, o teatro tende a se institucionalizar, a se organizar em festivais (Éclats, desde os anos oitenta, em Aurillac), a se instalar num percuso urbano, numa land art, ou numa política de renovação urbana, tentando permanecer fiel à sua arte de desviar o cotidiano.

(Fonte: Dicionário de Teatro de Patrice Pavis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a visita e o comentário. Em breve seu comentário será publicado.

Nota:

As fotos utilizadas no blog são do arquivo pessoal do ator Marco Cardoso e amigos. Caso você conheça a autoria das fotos favor infomar-nos para que os créditos sejam mencionados no blog.

Quanto as outras imagens e fotos aqui utilizadas sem menção da autoria, por desconhecimento nosso, também será adotado o mesmo critério, ou seja, serão creditadas ou excluídas da postagem se necessário. Obrigada.