Iluminação: Fr.: éclairage; Ingl.: ligthing; Al.: Beleuchtung, Esp.: iluminación.
1. O termo iluminação vem sendo substituído, cada vez mais, na prática atual, pelo termo luz, provavelmente para indicar que o trabalho da iluminação não é iluminar um espaço escuro, mas, sim, criar a partir da luz. O alemão Lichtregie (encenação da luz) ou o inglês ligthing design (desenho das luzes) também insistem no papel focalizador da luz na encenação. Após os sucessivos imperialismos do ator-rei, do encenador, do cenógrafo, é o ilumindor - o senhor absoluto da luz - que se torna com frequência a personagem chave da representação. Entretanto, APPIA já observava, no ínicio do século, a importância da luz colocada a serviço do ator: "A luz é de uma flexibilidade quase milagrosa. Ela possui todos os graus de claridade, todas as possibilidades de cores, como uma paleta, todas as modalidades; pode criar sombras, irradiar no espaço toda a harmonia de suas vibrações extamente como faria a música. Possuímos nela todo o poder expressivo do espaço, se este espaço é colocado a serviço do ator" (1954:39). (...)
(Fonte: Dicionário de Teatro, Patrice Pavis)
"De cara com o avesso"
Direção: José Renato
Produção: Cristiane Castiglione
Iluminação: Marisa Bentvigna
Operador de Luz e Técnico: Marco Cardoso
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