sexta-feira, 27 de julho de 2012

Curso de Extensão Cultural com professor alemão Henry Thorau.

Henry Thorau, autor, tradutor e professor titular na Universidade de Trier, Alemanha, vai orientar o curso “O Que é Ser Um Dramaturg e seu Papel na Encenação do Texto”, da Extensão Cultural da SP Escola de Teatro. O curso é gratuito e será realizado de 02 a 23 de Agosto, de segunda a sexta, das 14h às 17h, na SP Escola de Teatro – Praça Roosevelt, 210 – Centro.

Para participar do processo seletivo, inscreva-se em nosso site
www.spescoladeteatro.org.br de 29 de Junho a 25 de Julho.

Henry Thorau é de Berlim, Alemanha. É Professor Titular na Universidade de Trier. Nos anos 80, foi dramaturgista-chefe do Teatro Freie Volksbühne, Berlin-West. Foi tradutor de peças de Nelson Rodrigues, Plínio Marcos, Augusto Boal, entre outros. Escreveu: “O Teatro do Oprimido na Teoria e na Prática” (1982), “Perspectivas do Moderno Teatro Alemão” (1984), “Teatro Político no Brasil” (1990), “Captação – Estudo Etno-Psicológico Sobre Terapia-Trance no Brasil” (1994) e “O Teatro Invisível”, em 2012, entre outros.

Objetivo
O curso abre com uma introdução histórica de como funciona o sistema no teatro alemão e qual é a função do dramaturgista. Os módulos temáticos das aulas ao longo das três semanas focam o teatro alemão: a história da Berliner Schaubühne (Klaus Michael Grüber, Peter Stein, Botho Strauß); do Berliner Ensemble; os autores Bertolt Brecht, Heiner Müller, Thomas Bernhard, na história no teatro alemão; o assim chamado teatro dos autores e o teatro dos diretores (Rudolf Noelte, Peter Zadek, Jürgen Gosch, Karin Henkel); o teatro coreográfico (Johann Kresnik) versus o Tanztheater (Pina Bausch) e a função do dramaturgista (Produktionsdramaturg); e finalmente, o teatro pós-dramático e espetáculos atuais: Christoph Marthaler, René Pollesch e Herbert Fritsch. O curso será acompanhado por vídeo-material.

Serviço
De 02 a 23 de Agosto
De Segunda a Sexta
Das 14h às 17h
Local: SP Escola de Teatro – Praça Roosevelt, 210 – Centro
Inscrições
De 29 de Junho a 25 de Julho

(Fonte: SP Escola de Teatro)

sexta-feira, 20 de julho de 2012

terça-feira, 17 de julho de 2012

Emcena brasil” um show de cultura pertinho de você chega em Mogi das Cruzes no Festival de Inverno da Serra do Itapety.

Estamos na estrada com o “EMCENA BRASIL” há um tempão, passando por várias cidades desse imenso Brasil. Todo esse Projeto “EMCENA BRASIL” traz como temática a Cultura Popular e os espetáculos apresentados são especialmente adaptados no intuito de aproveitar ao máximo todos os recursos e características do “Palco móvel – o Brasil em cena o Brasil”.

É mais um grande sonho realizado e a concretização dessa ideia só foi possível graças a união de esforços entre iniciativa privada, artistas, municípios, o apoio do Governo do Estado de São Paulo.

E o resultado é mais um show de cultura pertinho de você! Histórias são inúmeras... simbora proseá?!!! “Emcena Brasil”, circuito paulista - um projeto de difusão cultural que estará dias 21 e 22 de julho na Praça Oswaldo Cruz – Centro, para fazer um verdadeiro show de cultura pertinho de você, celebrando assim, a diversidade cultural com uma estrutura que inclui palco, som, iluminação, tela de cinema de 150 polegadas, camarins, banquetas e uma tenda para abrigar palco e platéia.

Com apresentações de teatro infantil e adulto, circo, mamulengo, cinema, música e contação de história. O projeto é realizado por meio da lei de incentivo fiscal da secretaria de estado da cultura, governo do estado de Pão Paulo – PROAC – Programa de Ação Cultural, Abaréteatro, Associação Abaré Arte em Cena, Comgás, Prefeitura de Mogi das Cruzes e Secretaria de cultura. A Abaréteatro (Orlando Moreno), criadora e idealizadora do projeto desde 2007 é composta por 18 pessoas.

Temos como parceiros Grupo Musical, Companhias de Teatro (Cia Prosa dos Ventos, Cia Andaime, Cia de Teatro Mão Livre, Mamulengo da Folia ) e de Circo ( Circo Navegador ), e que participarão com os seus principais espetáculos, todos com extenso currículo, qualidade reconhecida e já amplamente premiados nos principais centros culturais e nos diversos Festivais de Cultura espalhados pelo Brasil e no Exterior.

O excelente nível e a interação presente em todas as apresentações aproximam os espectadores do que de melhor se produz no país tanto na música, como nas diversas linguagens teatrais, num evento único, valorizando a cultura popular e o artista nacional. Ao todo serão mais de 50 artistas que desfilarão suas habilidades em dois dias de muita cultura lazer e entretenimento.

Segundo Orlando Moreno, produtor executivo do projeto, “Em cinco anos de circulação e em outras edições, esse projeto, já atingiu mais de 300 mil pessoas, passando por mais de 80 cidades em quatro estados de norte a sul do país” assim conclui “Nós estamos de fato levando a cultura onde o povo está e todo esse sucesso de público prova que o brasileiro, ao contrário do que dizem, tem muito interesse pela arte como um todo, pela boa música, o teatro e de um modo geral, vibra, participando e aplaudindo entusiasticamente todas as nossas apresentações”.




Serviço:

Projeto “EmCena Brasil” um show de cultura pertinho de você no Festival de Inverno da Serra do Itapety

Dias: 21 e 22 de julho 15:00 às 21:00h ( sábado e domingo )

Local: Praça Oswaldo Cruz – Centro – Mogi das Cruzes

Entrada: Gratuita


(Fonte: Assessoria de Imprensa do " EmCena Brasil")



quinta-feira, 12 de julho de 2012

Bolsa Funarte para Formação em Artes Circenses 2012.

Diego Castilho e Marco Cardoso
(Foto by Rabicho)
INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 20 DE AGOSTO DE 2012

Foi publicado no Diário oficial da União, no Dia 4 de julho, o edital da Bolsa Funarte para Formação em Artes Circenses 2012. O programa oferece 30 bolsas, de R$ 20 mil cada, a estudantes de todo o país – um total de R$ 600 mil em prêmios. As vagas são para o Curso Básico de Artes Circenses da Escola Nacional de Circo, no Rio de Janeiro. Neste edital, a Funarte vai distribuir seis bolsas para cada uma das cinco regiões do País.

Podem participar da seleção brasileiros de 18 a 25 anos, a serem completados até o dia 8 de outubro de 2012, data em que começa o curso, que tem duração de dez meses. Para concorrer, os candidatos devem gravar, em DVD, uma demonstração de exercícios de habilidades, tais como rolamento, pirueta, equilíbrio em trave, malabares e corda, entre outros. Os projetos inscritos serão analisados por uma comissão, formada por professores e técnicos da Escola Nacional de Circo. Os concorrentes devem ainda apresentar à comissão, posteriormente, uma performance individual curta, que pode ser a leitura de um texto dramático, uma coreografia, ou um número circense.
 
As fichas devem ser enviadas pelo correio (Sedex), à Escola Nacional de Circo, juntamente com a documentação exigida e o DVD. Todos os procedimentos necessários estão previstos no edital. Acesse a ficha de inscrição aqui.

Mais informações

Escola Nacional de Circo
Centro de Artes Cênicas
Fundação Nacional de Artes – Funarte
Telefones: (21) 2273-2144 e (21) 2273-8567

(Fonte: Funarte)

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Bolsa-artista é aprovada no Senado.

Marco Cardoso e parte do elenco do "Circo do Seu Léo"
da Cia de Rua.


A formação e o aprimoramento de artistas amadores e profissionais poderão contar com recursos da Bolsa-Artista. Essa medida de incentivo, estabelecida em projeto de lei do Senado (PLS 404/2011) de autoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), foi aprovada nesta terça-feira (3) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

Segundo a proposta, a Bolsa-Artista será concedida prioritariamente a artistas em processo de formação em suas respectivas áreas de atuação e será regida por princípios como valorização da diversidade de estilos, gêneros e linguagens artísticas, ênfase no pluralismo de ideias e preservação da diversidade cultural brasileira.

Para obter a concessão da bolsa, o artista deverá possuir idade mínima de 14 anos. Se menor de 18 anos, deverá estar matriculado em instituição de ensino pública ou privada. O projeto, que recebeu parecer favorável da relatora, senadora Lídice da Mata (PSB-BA), foi aprovado com a abstenção da senadora Ana Rita (PT-ES).

Como a proposição recebeu decisão terminativa na CE, poderá seguir para exame da Câmara dos Deputados sem passar pelo Plenário do Senado, se não houver recurso com esse objetivo.


 
Prouni


A comissão também aprovou em decisão terminativa o PLS 250/09, de autoria da então senadora Marisa Serrano, que inclui os alunos provenientes de cooperativas educacionais sem fins lucrativos entre os que podem ser beneficiados pelo Programa Universidade para Todos (Prouni).

 
De acordo com emenda acolhida pelo relator, senador Pedro Simon (PMDB-RS), as bolsas do Prouni serão destinadas a estudantes que tenham cursado o ensino médio completo nas seguintes instituições educacionais: escola da rede pública, escola conveniada com o Poder Público; escola privada, na condição de bolsista integral; escola filantrópica; ou cooperativa educacional sem fins lucrativos.


Espetáculos

 
Outro item aprovado em decisão terminativa pela comissão foi o PLS 18/06, de autoria de Pedro Simon, que se destina a complementar e atualizar o Estatuto da Criança e do Adolescente no que se refere à presença de crianças em espetáculos públicos. O texto aprovado foi um substitutivo do relator, senador Valdir Raupp (PMDB-RO).


Segundo o substitutivo, apresentado durante a reunião pelo senador Paulo Paim (PT-RS), será permitido o acesso de crianças às diversões ou espetáculos cuja indicação classificativa seja superior à sua respectiva faixa etária, desde que estejam acompanhadas dos pais, dos responsáveis ou de “terceiros autorizados”.


O texto estabelece ainda que cabe aos pais ou responsáveis autorizar o acesso de adolescentes às diversões, espetáculos públicos, locação de obras audiovisuais destinadas a cinema e vídeos, cuja classificação indicativa seja superior à respectiva faixa etária.


Na opinião do relator, o substitutivo aprovado “reforça significativamente o papel da família como ente responsável pela orientação de crianças e adolescentes”.


Bolsa Atleta


Por iniciativa do relator, Paulo Paim, foi retirado de pauta o PLS 332/09, que institui a Bolsa-Atleta. Ele pediu mais tempo para debater o tema com representantes do Poder Executivo.



(Fonte: Agência Senado)

Nota:

As fotos utilizadas no blog são do arquivo pessoal do ator Marco Cardoso e amigos. Caso você conheça a autoria das fotos favor infomar-nos para que os créditos sejam mencionados no blog.

Quanto as outras imagens e fotos aqui utilizadas sem menção da autoria, por desconhecimento nosso, também será adotado o mesmo critério, ou seja, serão creditadas ou excluídas da postagem se necessário. Obrigada.